fbpx

Importância da parceria entre a contabilidade e o fornecedor do software fiscal

A questão fiscal sempre preocupa bastante qualquer empresário, por isso a importância que haja parceria entre a contabilidade e o fornecedor do software fiscal, visto que possíveis erros fiscais podem acarretar em muitos problemas financeiros e até mesmo judiciais, caso a Receita comprove irregularidades.

O pior de tudo é que muitas das empresas não sofrem com irregularidades de má fé, mas sim por conta de incompatibilidades, que podem ocorrer, entre o sistema de gestão fiscal e a contabilidade do empreendimento.

Isso porque o software fiscal é fornecido por uma empresa (empresa A, por exemplo) enquanto que a contabilidade é feita pelo contador daquela determinada empresa (empresa B), para quem a primeira oferece serviço.

Assim, o sistema de gestão de software fiscal fornecido pela empresa A para a empresa B pode ter parâmetros diferentes em relação ao trabalho do contador da empresa B.

Essa situação toda pode gerar sérios problemas com impostos e tributações feitas de maneira errada, acarretando ocorrências negativas com o fisco.

Então como resolver esse problema e parametrizar ou padronizar os dois lados desse processo? Qual a importância da parceria entre a contabilidade e o fornecedor do software fiscal?

Isso é o que este artigo tem a intenção de mostrar, passando para as empresas e seus contadores que nós somos totalmente acessíveis a eles ao oferecer nossos serviços de software fiscal.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final!

Parceria entre a contabilidade e o fornecedor do sistema fiscal: Qual a importância?

O que é um software fiscal?

Um software fiscal ou um sistema de gestão fiscal é uma ferramenta importantíssima para qualquer empresa para auxiliá-la no gerenciamento das questões fiscais.

Entre as principais causas de problemas em empresas que acabam fechando as portas no primeiro ano estão as questões financeiras, administrativas e fiscais, que são mal gerenciadas, causam prejuízos financeiros e a “quebra” do negócio.

Esses sistemas de gestão fiscal costumam ser completos, pois emitem, controlam e gerenciam os mais diversos documentos fiscais, nos diferentes modelos eletrônicos existentes.

Assim, com um software fiscal, você pode emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFCe), o que permite um maior controle também de questões tributárias.

Dessa forma, com uma boa gestão fiscal, você pode organizar as finanças da sua empresa corretamente, evitando problemas com impostos e tributações, que costumam ocorrer muito em processos não automatizados.

Serviço de contabilidade da empresa: A importância de um contador

Não há dúvidas sobre a importância de um serviço de um contador para uma empresa, ainda mais quando ela está no início, mas sendo esse profissional em qualquer fase da organização.

É o contador quem é o responsável pela análise, avaliação e fornecimento das informações referentes aos custos da empresa, ao capital de giro que ela possui, as tributações, aos impostos e aos encargos dessa organização.

Assim, ter um profissional desse por perto faz toda a diferença para que a sua empresa não venha a apresentar problemas financeiros, fiscais, administrativos ou tributários no futuro.

Muitos empreendedores ainda apresentam relutância, ainda mais no início, em contratar esse profissional para auxiliar o empreendimento a crescer, o que pode ser um erro enorme que poderá custar a “vida” do negócio.

Mas se o contador é tão importante para uma empresa, assim como um sistema ou software de gestão fiscal, por que o uso dos dois pode apresentar problemas a um negócio ao invés de otimizar os benefícios?

Contabilidade e software de gestão fiscal: A importância da parceria e da compatibilidade

Hoje em dia, uma das maiores dores dos empresários, no que diz respeito à prestação de serviços de software, é a dúvida de como parametrizar corretamente o sistema para que não gere problemas com impostos e tributações erradas.

Isso acontece porque o software fiscal é fornecido por uma empresa e a contabilidade é feita pelo próprio contador da empresa (ou por uma empresa de contabilidade contratada).

Assim, a empresa que fornece o software fiscal nem sempre está totalmente conectada com a empresa de contabilidade, e vice-versa.

Quando essa situação ocorre, quem mais perde é o cliente, que poderá sofrer com desigualdades de padrões, cálculos e informações, podendo sofrer com sérios problemas financeiros.

Desta forma, você precisa encontrar, para a sua empresa, um fornecedor de sistema de gestão fiscal que seja totalmente acessível para trabalhar em conjunto e fornecer às informações ao seu contador (ou à empresa de contabilidade).

Isso é o que nós fazemos, pois acreditamos que o mais importante é o resultado final para o cliente, e ele só pode ser alcançado por meio de uma parceria firme com o serviço de contabilidade da sua empresa.

Sendo assim, você pode sempre contar conosco, para que toda a questão contábil, financeira, administrativa e fiscal da sua empresa esteja alinhada com a realidade dela e as informações possam fornecer os melhores resultados para o seu negócio.

Conclusão

Como você viu, um sistema de gestão fiscal é extremamente importante para qualquer empresa, assim como o serviço de um contador ou de uma empresa de contabilidade terceirizada. Por isso a importância da parceria entre o contador e o sistema fiscal.

Entretanto, quando não há uma parceria e uma correta comunicação entre a empresa que fornece o software fiscal e a empresa de contabilidade, o seu negócio pode sofrer as consequências negativas.

Problemas financeiros de gestão errada de custos e despesas, tributações duplicadas e a falta de pagamento de impostos são algumas das consequências dessa falta de parceria entre esses dois “atores” desse processo.

Portanto, é sempre bom contratar uma empresa que forneça o sistema fiscal para seu negócio e esteja aberto à contabilidade do seu empreendimento.

Nós oferecemos o melhor serviço de software fiscal e somos totalmente acessíveis ao contador ou à equipe de contabilidade da sua empresa, fornecendo as melhores informações para que nossos clientes tenham os melhores resultados.

Gostou do artigo de hoje sobre a importância da parceria entre a contabilidade e o fornecedor do software fiscal? Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Está procurando uma solução de software completa e mais eficiente para a sua empresa? Nós ligamos para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *